Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em todo dia 25 de novembro e com a finalidade de incentivar a prática habitual da coleta de sangue na população, o hemocentro de Porangatu realizou nesta sexta-feira um café da manhã especial. O prefeito Pedro Fernandes, agradeceu a toda equipe que tem desempenhado um bom trabalho e aos doadores. “É um gesto humanitário que contribui para salvar vidas, agradeço muito a participação de todos doadores, eu sempre venho doar pensando na questão da solidariedade, porque da mesma forma que hoje eu estou doando para alguém, um dia eu posso precisar também”.
Estiveram presentes, o Prefeito Pedro Fernandes, a Secretária de Assistência Social Leila Fernandes, a Secretária de Saúde Carla Marques, a Coordenadora do hemocentro, Dra. Samira do Vale, o Dr. Humberto e demais autoridades.

Quem pode doar.
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, está em bom estado de saúde, ter alimentação saudável e comparecer à unidade coletora portando um documento oficial com foto.
Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta é retirado um volume de 450 ml de sangue.